Primeiros ônibus elétricos começam a circular no DF. Saiba quais linhas serão atendidas
Da Redação, Grande Brasília
Os passageiros do transporte público do Distrito Federal já contam com uma novidade tecnológica e sustentável nas ruas. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) liberou a circulação dos primeiros 12 ônibus elétricos da nova frota da capital.
Esses veículos fazem parte de um lote de 90 ônibus entregues em maio e, após passarem pelas etapas de cadastro, licenciamento, vistoria, emplacamento e instalação dos validadores de bilhetagem, começaram a operar oficialmente saindo da Rodoviária do Plano Piloto.
Linhas e itinerários atendidos
Nesta primeira fase, os veículos elétricos estão distribuídos em quatro linhas estratégicas que transportam, juntas, cerca de 25 mil passageiros por dia. Confira quais são:
- Linha 109.3: Sai da Rodoviária, passa pela Esplanada dos Ministérios e segue até o Setor de Autarquias Sul / Pátio Brasil.
- Linha 109.4: Faz o percurso focado no atendimento à Esplanada dos Ministérios.
- Linha 108.5: Conecta a Rodoviária à Rodoferroviária, com itinerário que passa pelo Setor Militar Urbano (SMU).
- Linha 0.110: Atende estudantes e a comunidade acadêmica com destino ao campus da Universidade de Brasília (UnB).
De acordo com a titular da Semob-DF, Sandra Holanda, a liberação dos outros 78 ônibus elétricos da frota será feita de forma progressiva conforme os trâmites técnicos e burocráticos forem concluídos.
A secretária destacou que a modernização da frota coloca Brasília em um novo patamar de responsabilidade climática e de gestão urbana.
“A eletrificação da frota permite que o Distrito Federal avance na agenda ASG (Ambiental, Social e Governança) e fortaleça seu compromisso com a descarbonização, a mobilidade inclusiva e as práticas inovadoras e transparentes, reduzindo os impactos ambientais”, explicou Sandra Holanda.
Com emissão zero de poluentes e ruído quase inexistente, os novos veículos prometem melhorar o conforto térmico e acústico das viagens, além de contribuir diretamente para a redução das emissões de carbono na área central de Brasília.



Publicar comentário