Valparaíso de Goiás – Força-tarefa projeta construção de galpão de 400m² para ressocialização de detentos
Um passo decisivo para a humanização e reintegração social da população carcerária de Valparaíso de Goiás foi consolidado na tarde desta segunda-feira (22).
Em reunião estratégica na Unidade Prisional Regional, representantes da Polícia Penal, do Governo Municipal e do Conselho da Comunidade alinharam a viabilização de um Galpão Multifuncional com 400m² de área construída, destinado à qualificação profissional de internos e contribuir com a sociedade por meio das suas produções.
A estrutura foi planejada para abrigar uma linha de produção industrial, incluindo uma fábrica de blocos de concreto e paver (pisos intertravados), além de marcenaria e serralheria completas. O objetivo central é utilizar a mão de obra carcerária para produzir materiais que beneficiarão diretamente a infraestrutura da cidade e o mobiliário da Prefeitura.
O encontro reuniu autoridades fundamentais para a execução do projeto, como o Diretor da Unidade Prisional, Pedro Nogueira Lustosa, o Diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alex Magdalena, e o Supervisor de Segurança da Unidade Prisional, Cláudio Santos Nascimento.
Transformação e Cidadania
Para o titular da Secretaria de Políticas Penais e Cidadania, Francisco Alexsandro da Silva Sampaio (o “Sassá”), a integração entre as pastas e órgãos é a chave para o sucesso da medida.
“Estamos unindo forças institucionais para transformar a realidade prisional, garantindo que o cumprimento da pena resulte em cidadania efetiva”, pontuou o Secretário.
A imponência da obra, com seus 400m², permitirá que os reeducandos tenham acesso à remissão de pena pelo trabalho em larga escala, devolvendo à sociedade produtos de alta demanda e durabilidade.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Dr. Tadeu Martins da Silva, ressaltou a utilidade prática da iniciativa.
“O impacto será positivo em duas frentes: teremos qualificação profissional interna e, externamente, melhorias urbanas para nossa cidade”, afirmou Dr. Tadeu.
Alinhamento Institucional
A execução do projeto segue agora o cronograma administrativo e jurídico padrão para obras dessa natureza dentro do sistema prisional.
O Conselho da Comunidade, peça importante na engrenagem de ressocialização, já integra o planejamento da força-tarefa.
O Presidente do Conselho, Dr. Suenilson Saulnier de Pierrelevée Sá, destacou que a estrutura materializa um desejo antigo da gestão penitenciária.
“Essa obra é a materialização da ressocialização digna por meio do trabalho. Estamos seguindo os ritos institucionais necessários para que a atuação do Conselho esteja plenamente alinhada às diretrizes da Vara de Execução Penal”, explicou.
A integração de recursos e esforços segue para a etapa de formalização junto a Diretoria Colegiada do Conselho da Comunidade, e em seguida para o Poder Judiciário, garantindo que a construção do novo espaço de 400m² ocorra sob total segurança jurídica e transparência, consolidando Valparaíso como referência em políticas de reintegração social.



Publicar comentário