Saúde no Guará – Nova UPA de porte 3 avança e terá foco em atendimento pediátrico
O Distrito Federal se prepara para um salto na capacidade de atendimento de urgência e emergência. Atualmente com 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em operação, o DF aguarda a entrega de sete novas unidades. Entre os destaques do cronograma está a UPA do Guará, cujas obras avançam para a fase de levantamento de paredes e alvenaria após a conclusão da concretagem da laje.
Estrutura Moderna e Capacidade Ampliada
Projetada sob os mais modernos padrões de engenharia, a unidade do Guará será de Porte 3, o que significa uma estrutura robusta para lidar com fluxos intensos. O investimento de R$ 17,2 milhões reflete a magnitude do projeto:
- Área construída: 2.632 m²;
- Total de leitos: 65 unidades;
- Urgência e Emergência: 02 leitos exclusivos para casos críticos.
O Diferencial: Pediatria como Prioridade
Um dos maiores ganhos para a comunidade será a assistência infantil. Dos 65 leitos, 32 serão destinados exclusivamente ao atendimento pediátrico. Hoje, apenas quatro UPAs no DF (Sobradinho, Ceilândia, São Sebastião e Recanto das Emas) oferecem essa especialidade.
O diretor de Infraestrutura e Logística do IgesDF, Marcos Dutra Vargas, explica que o novo padrão das UPAs do DF busca preencher essa lacuna histórica. “A chegada de uma UPA vem para agregar o atendimento inicial à população e oferecer um serviço de excelência”, pontua o gestor.



Publicar comentário